Entrevista com o arquiteto Daniel Kalil

Daniel_Kalil_ArquitetoEntendedor da arte de morar bem, Daniel Kalil empenha-se para fazer com que todos os seus clientes desfrutem desse prazer. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil e Gestão de Negócios em Serviços também pelo Mackenzie e em Habitação e Cidade pela Associação de Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Kalil participou da edição 2015 da Casa Cor, e de outras edições anteriores, e coleciona prêmios em diversas categorias, entre eles Prêmio Jovens Profissionais, Prêmio São Paulo Cidade e Concurso Annual Design Casa Cor. O arquiteto bate um papo rápido com a Decorapix sobre como entender o que o cliente deseja, além de processos de criação e estilo. Confira!

Decorapix: O que é morar bem?
Daniel Kalil: É ter conforto, bem-estar e alegria em seu ambiente. Morar bem é estar perto de quem você gosta, é estar próximo do que te faz bem.

Quais são seus métodos para entender o que o cliente deseja?
Utilizamos um questionário antes da primeira reunião. O cliente responde as principais perguntas sobre o que deseja para o seu ambiente. Na primeira reunião, mostramos diversas imagens de vários tipos de ambientes para que veja as várias opções existentes e com isso, possa escolher qual gosta mais. Outra técnica é criar três opções de layout para a segunda reunião. Assim, o cliente pode ver todas as possibilidades de um mesmo ambiente.

O seu processo de criação segue uma rotina?
Sim, primeiro vamos até o ambiente e fazemos a medição completa do espaço. Com a planta, as vistas e o questionário do cliente em mãos, começamos a projetar cada uma das opções. A primeira opção é sempre a mais tradicional, conservadora; a segunda é mais radical e a terceira é mais moderada. No processo de criação de cada opção, pegamos algumas imagens de referência para facilitar a visualização da ideia pelo cliente.

É um mito que para decorar bem é preciso investir muito dinheiro?
Com criatividade você pode decorar bem gastando pouco. Você pode reutilizar objetos em novas funções, utilizar materiais diferentes e reformar móveis antigos. Com criatividade, tudo é possível.

Com tantos blogs e veículos alternativos de decoração que ensinam o cliente como decorar sozinho, ficou mais difícil fechar trabalhos?
Não, o trabalho está mais procurado. Com a cultura de deixar a casa mais bonita, as pessoas se dedicam mais para decorar suas casas. Já trazem ambientes que mais gostam, ideias interessantes e elas ainda procuram um profissional para decorar a casa. Logicamente, existem bons sites que estimulam e valorizam o trabalho do profissional. Um bom exemplo é o portal Decora Click, que reúne centenas de profissionais de arquitetura e decoração para que o cliente possa fazer a decoração de forma online com o profissional que mais gostar.

É mais importante ter um estilo, para melhor se destacar no mercado, ou estar aberto ao que o cliente deseja?
Varia de escritório para escritório. Nosso escritório, por exemplo, nasceu com a missão de trazer a personalidade do morador para sua casa. Então, somos super abertos ao que o cliente deseja. Nossa premissa é: “Quem vai morar na casa é o cliente, e não eu”.

Se puder dar apenas um conselho a quem deseja impulsionar a carreira como arquiteto de interiores, qual seria?
Foque em realizar bons trabalhos, do começo ao fim para criar um portfólio legal e interessante. Tenha foco na área que deseja atuar e siga em frente. O reconhecimento vem somente quando você gosta do que faz.

Qual é a importância dos Quadros na hora de decorar?
Os quadros e as obras de arte trazem a personalidade e o estilo de cada cliente para o ambiente. São os quadros que mudam o ambiente e fazem com que a pessoa se sinta à vontade e em casa.

 

Você está procurando modelos de quadros para decorar seus ambientes? Então confira as opções disponíveis no site Decorapix: Pôster, Quadros, Tela Canvas Premium, Tela Canvas Classic e o inovador Alumínio.

Decorapix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *